quarta-feira, 6 de maio de 2015

INDIGNIDADE e PAROLICE - Símbolos da Guarda Fiscal retirados dos quartéis

DA INDIGNIDADE

Estas imagens, da  retirada dos símbolos da Guarda Fiscal  do quartel da antiga 3 ªCompanhia (Valença do Minho) do antigo Batalhão n.º 3 (Porto), tanto quanto sabemos por ordem de Comandos da GNR, representam um ato de indignidade e desrespeito da GNR por uma  ex-força  sua congénere, centenária, de que receberam  todo o património e que por Decreto-Lei  têm (teriam) a obrigação de preservar a  imagem e dignificar a sua memória. Enfim, os bons e os maus atos ficam com quem os pratica. E lá diz o sábio provérbio popular.  "Quem com ferros mata, com ferros há-de morrer!"






































DA PAROLICE

Estas imagens são também um exemplo da parolice e mediocridade dos Comandos da GNR que mandaram retirar estes símbolos. Mesmo que se quisesse  aproveitar o edifício para outro fim ( antes isso que abandoná-los e deixá-los serem "esventrados" por atos de vandalismo como sucedeu com centenas dos nossos quartéis), nada justifica esta tentativa de apagamento da história do quartel. Nada  impede que outro serviço ali funcione, que se coloquem as novas placas identificativas e símbolos, e que se mantenham os antigos onde sempre estiveram. É mesmo uma mais-valia. E quando se trata de um brasão deste nível, em pedra, com inegável qualidade estética, só daria dignidade e nobreza ao edifício. Já divulgamos fotos de vários dos nossos postos que passaram para particulares, empresas, juntas de freguesia, e  mesmo de alguns postos da GNR, onde os símbolos não foram retirados. antes preservados.
Podemos ver nas fotos abaixo três bons exemplos  de  ex-quartéis  da Guarda Fiscal onde os símbolos se mantiveram nas fachadas. É a diferença entre a Cultura e a Barbárie ( e ainda há quem fique muito admirado pelos "talibans" e outros  extremistas  destruírem os símbolos religiosos que consideram adversos). 




















Antigo Posto Fiscal da Macalta, agora  propriedade da Junta de Freguesia



















Antigo Posto Fiscal de Bruçó, agora resdidência Particular




















Antigo Posto Fiscal de  Campo Maior, agora Loja do Cidadão

Sem comentários:

Enviar um comentário